quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Competência em Gerenciamento de Projetos


No último evento do ano realizado pelo PMI-MG (Encontro de Filiados), assisti a uma excelente palestra do Cleyson Dellcorso. A qualidade da sua apresentação não foi novidade para mim, já que recentemente tive o prazer de conhecer seu trabalho no 6º Congresso de Gerenciamento de Projetos  PMI-MG.

Nessa palestra, Cleyson comentou sobre um assunto interessantíssimo: As Competências do Gerente de Projetos. De tudo o que foi dito por ele, o que mais me chamou a atenção foi a sua definição de competência. Para ele, competência nada mais é que uma combinação de conhecimento, habilidade e vontade(atitude)

Para ilustrar a sua definição, ele utilizou a metáfora do jogador de futebol competente. Para ter sucesso na sua profissão, ele precisa entender bem as regras desse esporte – conhecimento. Além disso, se tiver conhecimento, mas não ser bom tecnicamente e não dominar os fundamentos do futebol - habilidade, não chegará a lugar algum. E o mais importante: sem garra, motivação, vontade, seus conhecimentos e habilidades serão em vãos.

O interessante da competência é que ela pode ser desenvolvida. O próprio PMI disponibiliza uma framework para isso. A chamada PMCD (Project Manager Competency Development) framework. O propósito primário dessa framework é proporcionar um guia para avaliação de competência de um gerente de projetos.

Em linhas gerais, o PMCD Framework agrupa as competências pessoais do GP em 6 unidades (Comunicação, Liderança, Gestão, Capacidade Cognitiva, Eficácia, Profissionalismo). Como gerente de projetos, precisamos ter a humildade de reconhecer que sempre há espaço para crescimento. Espaço para aumentarmos nosso conhecimento, desenvolvermos nossas habilidades (que seja através de prática), e principalmente, vontade em sermos melhores comunicadores, líderes, gestores, visionários, assertivos e profissionais.
 
Grande abraço e um feliz 2012 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário